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Cabeleireiro/a

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Descrição Geral

Executar diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como proceder à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde.

 

Atividades Principais

  • Gerir o estabelecimento de acordo com a estratégia de marketing definida;

  • Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento da empresa, controlando os stocks editando produtos e equipamentos necessários;

  • Proceder à higienização dos espaços, equipamentos e utensílios, nomeadamente supervisionando ou procedendo à limpeza dos espaços e à lavagem, desinfeção e esterilização dos instrumentos utilizados, assegurando as condições necessárias de saúde e segurança no estabelecimento;

  • Atender e receber clientes, compreender as suas necessidades, instalá-los e preencher a ficha de dados pessoais;

  • Efetuar a higienização e preparação do cabelo utilizando os processos e técnicas adequadas em função do tipo de serviço e tratamento a ser executado;

  • Proceder à secagem do cabelo, em função do penteado desejado ¬ - touching ou brushing;

  • Executar massagens de tratamento do couro cabeludo, por processos manuais ou mecânicos, e aplicar os produtos adequados a cada tipo de tratamento;

  • Efetuar o embelezamento do cabelo, aconselhando os clientes de acordo com as suas preferências, estilo e características pessoais;

  • Efetuar trabalhos técnicos no cabelo, aconselhando os clientes sobre o tipo de embelezamento de acordo com as suas preferências e adequado ao seu estilo e características pessoais;

  • Aplicar cabeleiras, postiços e extensões de cabelo, fixando-os sobre o cabelo natural;

  • Cortar e aparar barbas, bigodes e peras utilizando navalhas, tesouras e outros utensílios e produtos apropriados;

  • Comercializar produtos e serviços, utilizando técnicas de venda conducentes ao incremento do negócio;

  • Assegurar a gestão financeira e de tesouraria, faturando os serviços prestados aos clientes;

  • Gerir conflitos e tratar reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar a sua satisfação. 

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